domingo, 26 de setembro de 2010

O Porco na Nutrição Humana

 


A carne suína é considerada uma das melhores e mais versáteis do mundo. No Brasil, não é tão valorizada por conta de estigmas que já foram desmistificados por cardiologistas, nutricionistas e endocrinologistas. Hoje em dia, ao contrário do que se imagina, essa carne apresenta níveis de colesterol inferiores aos da carne de frango e maior porcentagem de aminoácidos do que os cortes bovinos. Segundo dados da National Heart Foundation, pelo menos sete cortes suínos têm menos gordura que um peito de frango sem pele. 

A Associação Brasileira de Criadores de Suínos também indica pontos positivos de pesquisas realizadas na área médico-nutricional, em que são afirmadas que os cortes comercializados hoje no Brasil registram teores de colesterol e gordura saturada inferiores aos das principais carnes consumidas pelos brasileiros. 

Pesquisa realizada em 2001 pela USDA Nutrient Database for Standard afirma que o lombo suíno tem 136kcal, contra 211kcal da sobrecoxa de frango e 243 do contrafilé bovino. Confira na tabela abaixo, retirada do artigo “
A importância da carne suína na nutrição humana” – escrito por Daniel Magnoni, Mestre pela Unifesp (Escola Paulista de Medicina) e responsável pela área de nutrição do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Hospital Coração e Hospital Bandeirantes, e por Isabella Pimentel, Nutricionista Clínica do Hospital do Coração.

Os médicos afirmam ainda que a carne suína possui todos os aminoácidos essenciais e tem alta digestibilidade comparada aos cortes bovinos. Esses dados também são abordados no estudo sobre “Obesidade, Saúde e Carne Suína”, realizado por Alfredo Halpern, Professor Livre Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 
 

Um comentário: