domingo, 26 de setembro de 2010

Suinocultura e o Meio-ambiente.

Com a questão ambiental em pauta, vem à tona o papel das grandes culturas na geração de resíduos e poluição do meio ambiente. Partindo do consenso que as ações do homem tem tal impacto sobre o planeta, que a resposta deste é o chamado Aquecimento Global; quais seriam, então, as medidas a serem tomadas para que a produção reduzisse ou eliminasse os seus impactos? Ou até mesmo, haveria uma maneira da produção gerar alternativas que estabeleça um freio a esta progressão? A resposta para estas questões parece centrar-se no reaproveitamento dos recursos para a geração de energia, ou seja, a conhecida energia renovável, que implica ainda na economia ou mesmo geração de recursos.  No que diz respeito à Suinocultura, ações nesse sentido já começaram a ser tomadas.

Este foi o assunto, por exemplo, da palestra "Tratabilidade de Resíduos aliado à Sustentabilidade com Crédito de Carbono na Suinocultura", do Dr. Henry Wilians Rizzardi, Diretor-Presidente do Grupo AFG; realizada no 3º Simpósio Regional da Avicultura e Suinocultura, de 13 a 14 de Setembro de 2010, em Salvador - Ba. O palestrante tratou das estratégias utilizadas no reaproveitamento de recursos no que diz respeito ao sequestro de carbono, o que seria ainda uma forma de arrecadação de recursos quanto aos Créditos de Carbono, além de medida de proteção ao ambiente. Dentre estas estratégias estaria o uso na Suinocultura dos biodigestores, um reaproveitamento de energia que também pode ser utilizado na Avicultura.

Sobre o assunto, tivemos ainda acesso ao vídeo que mostra a visita dos alunos do curso de Gestão e Saneamento Ambiental realizada numa suinocultura, focando a implantação e uso do biodigestor para geração de gás metano com fins comerciais e econômicos e impactos positivos no meio ambiente.
3º Gestão Ambiental - Turma 2008
UNIARARAS - (Araras-SP) Brasil
Fonte: youtube.com

2 comentários:

  1. Há muito tempo venho assistindo a palestras sobre a trababilidade de resíduos e sobre créditos de carbono, mas realmente pela primeira vez tive entendimento sobre os dois assuntos de uma forma clara e objetiva pela empresa AFG, inclusive monstrando casos e experiências de sucesso e apresentando soluções que podem facilmente ser abordados. O pessoal desse simpósio está de parabéns, pois nos trouxe clareza sobre esse assunto que há muito era esperado.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos desse Blog!!! a empresa AFG e seu Presidente Sr.Henry Wilians Rizzardi, que naum e Dr. em nada e um verdadeiro estelionatario...ele inlude pessoas com promessas de milhoes...na venda de credito de carbono...ele ja deu golpe em varios estados.como goiania.são paulo,belem e agora na bahia..ele saiu fugido de brasilia..tem varios processos contra ele e sua parceira Andreia Fernades Gonçalves..a empresa dles AFG...tem divida de mais de 10 mil so em conta telefonica...nem o site existe mais...eles foram
    despejados de brasilia da onde sairam fugidos..ele aplica o golpe do momento..nesse momento o meio Ambiente anda em alta..por isso o credito de carbano..ele e ex.aluno do CURSO DE PROCESSAMENTO DE DADOS. nada a ver com meio ambiente...naum acreditem nele..tudo q ele sabe foi por que leu na internet...basta procurar na internet.q vcs veram os inumeros processos contra ele sua empresa e sua parceira...q e laranja dele..pois quaze toda a divida somada em mais de 200 mil reais esta em nome dela....abraum o olho....Rafael Sampaio...

    ResponderExcluir